Opinião (doxa)
Segundo Sorabji (2005, p;34),
- Read more about Opinião (doxa)
- 88 views
Médio-platonista do meio do segundo século dC, célebre por sua obra sobre o pensamento de Platão, Didaskalikos. Também conhecido como Albino ou Albinus (fl. c. 150 AD) foi um filósofo platônico que viveu em Esmirna e foi mestre de Galeno. Um pequeno tratado de sua autoria intitulado Introdução aos diá de Platão (Didaskalikos) veio até nós.
Segundo Sorabji (2005, p;34),
Excertos de Guillermo Fraile, História da Filosofia
ágnôstos: desconhecido, não cognoscível
Excerto de SORABJI, Richard. The Philosophy of the Commentators, 200-600 AD: A sourcebook. Vol. 1: Psychology. Ithaca: Cornell University Press, 2005, p. 34-35
Os sensíveis primários e secundários são julgados (krinein) pela percepção da sensação não sem sem a ajuda da razão opinativa (dokastikos
E por sua vez, posto que dos objetos de sensação alguns são primários, tais como qualidades, i. é. cor, ou brancura, e outros acidentais, tais como «branco» ou «colorido», e seguindo estes o conjunto (athroisma), tais como fogo ou mel (Teeteto 156d-157c), mesmo assim haverá um tipo de percepção dos sentidos concernente aos objetos primários, chamada «primária», e outra concernente aos secundários, chamada «secundária».
Este último [razão (
2. Há dois caminhos de vida, o contemplativo e o ativo. O principal objeto da vida contemplativa é o conhecimento da verdade, enquanto aquele da vida ativa consiste em fazer aquelas coisas indicadas pela razão. A vida contemplativa detém o lugar de honra; a vida ativa é uma consequência dela e é uma necessidade absoluta. Que assim é deveria se tronar claro do que segue. Contemplação é uma atividade da mente contemplando os inteligíveis. Ação é a atividade da alma racional operando através do corpo.
1. Possa o que segue servir como um sumário dos principais ensinamentos de Platão.