Peters: genesis (Sócrates-Platão)
9. Que a
Nasce em em 429/427 aC em uma das mais prestigiosas linhagens atenienses. Vivei momentos decisivos da história de Atenas. Aos vinte anos começa a frequentar Sócrates, cuja morte levou-o a reconhecer a evidência de um mal político irredutível, ligado à maioria das formas de governo. Este engajamento de vida o leva a fundar a Academia em 387 e dar início a maior aventura filosófica do Ocidente. Morreu em 347 aC.
9. Que a
BOUTOT, Alain. Heidegger et Platon. Paris:PUF, p. 29-32
Segundo Heidegger (BOUTOT, 1987 p.25), reina no pensamento de Platão uma maneira fundamental de proceder, na qual tudo gira ao redor de uma questão condutora da filosofia: "o que é o ente?". A unidade da filosofia platônica não é aquela de um sistema, mas aquela de uma questão central: "o que é o ente?".
Excerto traduzido de CASSIN, Barbara (ed.). Dictionary of Untranslatables. A Philosophical Lexicon. Princeton: Princeton University Press, 2014 (epub)
hypodochê ou hypodechoménê: receptáculo Segundo Platão é neste receptáculo que se verifica a
Excerto de SLOTERDIJK, Peter. Ira e Tempo. Ensaio político-psicológico. Tr. Marco Casanova. Rio de Janeiro: Estação Liberdade, 2012, p. 36-37
Excerto de BALAUDÉ, Jean-François. Le savoir-vivre philosophique. Empédocle, Socrate, Platon. Paris: Grasset (epub)
L’étonnement, selon Platon, serait donc la source de la philosophie :
Segundo Balaudé
Segundo Balaudé foi em Empédocles que thaumazein ganhou o sentido apropriado desde então pela filosofia para designar sua razão de ser. O thauma [espanto] primeiro, fundamental, tem sua proveniência nisto que é, no ser, que assim sendo considerado com maior atenção, provocaria a admiração, o maravilhar-se originário da filosofia.
Excerto das páginas 443-445, da tradução portuguesa da Fundação Calouste de "A República" de Platão (588b-589c)
— Modelemos em pensamento uma imagem da alma, a fim de o autor daquelas palavras se aperceber do que disse.
— Que imagem? [c]