ochema

A teoria neoplatônica do veículo okhema- é baseada nos escritos de Platão e suportada por aqueles de Aristóteles. O veículo pretende unir duas entidades diametralmente opostas: a alma incorpórea e o corpo corpóreo.

Veículo da Alma

Nenhuma doutrina clara do veículo da alma parece emergir dos escritos de Plotino. Algumas colocações poderiam estar se referindo a esta doutrina, que era de seu conhecimento, pois esta circulava em sua época.

TIM 69a-90d: O Ser humano.

Ahora que, al igual que los carpinteros la madera, tenemos ante nosotros los tipos de causas que se han decantado y a partir de los cuales es necesario entretejer el resto del discurso, volvamos un instante al comienzo para marchar rápidamente hasta el punto desde donde vinimos hasta aquí e intentar poner una coronación final al relato que se ajuste a lo anterior.

Jâmblico e Porfírio sobre a composição, a geração e o destino último do veículo

Jâmblico discorda de Porfírio sobre o “veículo da alma” sobre três pontos: a composição, a geração e o destino final.

A composição do veículo seria de uma série de misturas (phyramata) coletadas das esferas celestiais. Jâmblico em seu comentário ao Timeu afirma que o veículo é feito de "pantos tou aitheros" (do éter ele mesmo e não de vários corpos etéreos) e que este éter tinha um poder criativo.