mneme

gr. mnéme (he): memória. É a faculdade de aprender (Aristóteles, Met., A, 1). Sinônimo: mnemosyne.

Conceitos (ennoiai, prolepsis, logoi)

Em Plotino o apelo a conceitos é ainda limitado. Ele fala da necessidade de empregar conceitos já disponíveis no intelecto para reconhecer instâncias de beleza (Eneada-I, 6, 3) ou bondade (Eneada-V, 3, 3) ou fogo (Eneada-VI, 7, 6). Ele também diz que a razão discursiva usa formas (eide) que tem em si mesmo, para passar julgamento (epikrisis) em imagens providas pela percepção dos sentidos (Eneada-I, 1, 9).

Bouillet: Traité 27 (IV, 3) - QUESTIONS SUR L'ÂME, I

Dans les livres III, [[Tratado-28|IV]] et [[Tratado-29|V]], Plotin pose et résout successivement diverses questions sur la nature, les facultés et la destinée de l’âme; sans suivre l’ordre méthodique qu’il eût sans doute adopté s’il eût voulu faire un traité complet de Psychologie.

INTRODUCTION. (I) La connaissance de l’âme est la condition de la connaissance des principes dont elle procède et des choses dont elle est elle-même le principe. D’ailleurs, on ne peut posséder réellement la science si l’on ne sait ce qu’est l’instrument même de la science.

A visão divinatória e a memória

A visão divinatória do poeta inspirado coloca-se sob o signo da deusa Mnemosyne, Memória, mãe das Musas. Memória não confere o poder de invocar recordações individuais, de representar-se a ordem dos acontecimentos dissipados no passado. Daí ao poeta — assim como ao adivinho — o privilégio de ver a realidade imutável e permanente, põe-no em contato com o seu original, do qual o tempo, na sua marcha, só descobre uma ínfima parte aos humanos, e para a ocultar logo após.

kakia

Os defeitos e vícios, trazidos, sem dúvida, por uma preocupação com o corpóreo e suas necessidades, distorcem e prejudicam a alma ou a pessoa; ela não está vivendo no nível da intelecção pura e de perfeição moral do qual teria sido teoricamente capaz se não tivesse se juntado a um corpo.

mousa

Invocada pelo poeta no começo de um canto, a Musa1 deve tornar conhecidos os acontecimentos passados2: "E dizei-me agora, Musas, habitantes do Olimpo — pois sedes, vós, deusas presentes por toda parte, e conheceis tudo; não ouvimos mais do que um ruído, e nós nada sabemos — dizei-me quais eram os guias, os chefes dos Dânaos.

mneme

mnéme (he) / mneme: memória.

É a faculdade de aprender (Aristóteles, Met., A, 1). Sinônimo: mnemosyne. [Gobry]