Cícero

Marco Túlio Cícero (106-43 a.C.) foi um político, orador e filósofo romano, e um dos responsáveis pela difusão da filosofia grega no mundo latino, através de obras que influenciaram fortemente a formação e o desenvolvimento da tradição clássica greco-romana, De suas obras destacam-se para a tradição platônica De re publica e De legibus, os Academici libri, as Tusculanae disputationes, assim como tradução do Timeu. [SCHÄFER]

athanatos

athánatos; imortal, a incorruptibilidade da gr. psyché ou psykhé (he): respiração de vida, fantasma, princípio vital, alma. Latim: anima. Princípio, de natureza vital ou espiritual; mais habitualmente, das duas ao mesmo tempo; princípio que anima o corpo.

Macróbio: Sonho

A un lector moderno lo que dice Macrobio a propósito de los sueños (I, II) puede no parecerle un punto importante de su comentario; la Edad Media no debió de tener la misma opinión, pues es indudable que a ese pasaje debe su autor el título de Ornicensis u Onocresius, de que va seguido su nombre en algunos manuscritos con la aclaración quasi somniorum iudex o somniorum interpres: ambas palabras serían interpretaciones de oneirokrites. Su esquema deriva de la Oneirocritica de Artemidoro (siglo I d. de C).

Gobry: agathon

gr. agathón: o que é bom, o bem, um princípio supremo, summum bonum. Na filosofia grega, o Bem é o objetivo que se oferece à vida de todo homem. É ele a fonte da felicidade (eudaimonia), busca incessante da alma. Mas só o sábio pode atingir o Bem, pois só ele sabe usar convenientemente a razão. (tó), o Bem. Latim: bonum.