Hadot

Pierre Hador é um filósofo francês dedicado ao estudo da Filosofia Antiga, especialmente enquanto modo de vida além de reflexão.

Hadot: bios

Extrato do artigo “Leben” do Historiches Wörterbuch der Philosophie de Joachin Ritter

Apesar de que a significação destas duas expressões (bios e zoe) é frequentemente intercambiável, se pode estabelecer às vezes uma diferença de significado entre elas. Bios está frequentemente vinculado com o mundo propriamente humano e preferivelmente significa a duração da vida e o modo de viver.

oikeiosis

A figura estoica da consciência que se refere à apropriação a si mesmo. A gr. oikeiosis. Figura estoica da consciência, no sentido de apropriação de si mesmo. Relação imediata de todo animal a seu corpo próprio, relação dada sob a forma de uma autopercepção e de um impulso a se conservar.

Queda

Na época de Plotino, segundo Pierre Hadot, tinha-se a náusea do corpo. Esta será a princípio uma das razões da hostilidade pagã Ao mistério da Encarnação.

Pierre Hadot

Um dos mais notáveis filósofos franceses do final do século XX. Professor e pesquisador da Filosofia Antiga, é autor de inúmeras obras, e dirige a nova tradução dos Tratados das Enéadas, em curso de publicação pela prestigiosa Editora CERF. Várias páginas deste site fazem referência e apresentam eventuais citações deste filósofo.