katharsis

gr. kathársis, kátharsis: purgação, purificação. De katharós: puro. katharotes = pureza. A é o método progressivo de desapego dos sentidos para viver segundo o pensamento.

Pureza

O Uno-Bem é qualificado de simples em numerosas passagens onde se pode ler frequentemente as afirmações que precedem. Não se repete tão frequentemente que o Uno é incorporal, mas isso se deduz diretamente da simplicidade e de que as realidades sensíveis são postas no último nível dos seres (Eneada-VI, 7, 42).

mysterion

VIDE Mysteria

Mistério do grego mysterion que significa etimologicamente fechar os olhos ou a boca. Designa originalmente um segredo ou uma realidade a se manter secreta. Refere-se então a práticas e ritos de certas religiões antigas, reservados aos iniciados, os Mistérios (mysteria).

askesis

áskêsis = ascese

Porque queria "uma referência para a virtude" (Diógenes Laércio VII 121), o cinismo antigo, tal qual o praticava Diógenes, propôs um método específico, fundado sobre a ascese, que deveria permitir ao homem vencer o que poderia se chamar os ponoi últimos, quer dizer os sofrimentos. pelos quais a Fortuna e o destino arriscam um dia ou outro de destruí-lo. A ascese cínica deve a Sócrates tudo a respeito de sua ascese. [Notions philosophiques]