kalon

gr. kalón (tó) : beleza; outra forma, kallos. O conceito de beleza é importante tanto para o conhecimento do homem, para os objetos de seu conhecimento como para ação e a condução da vida.

Brisson-Pradeau: Beleza

A primeira dificuldade relativa à definição do belo é aquela da equivocidade: uma bela panela, uma bela jovem e um belo gesto têm algo de comum? A definição do belo pelo prazer da visão e da audição é apresentada no Hípias Maior como um doxa e bão como i resultado definitivo do diálogo. O estatuto dóxico deste enunciado é confirmado pelo livro VI dos Tópicos de Aristóteles que o cita precisamente como um lugar comum (146a 21-23).

Enéada III, 2, 12 — A razão tem partes diferentes e o que produz é belo

12- Si, pues, la razón misma se ha adaptado a la materia al producir estos seres —pensemos que la materia se compone de partes no semejantes, de acuerdo con el ser que le precede—, su obra, siendo como ella es, no podría resultar más bella. Porque la razón no se compone de partes, todas ellas semejantes e iguales, lo cual no ha de reprochársele, sino que es ella misma todos y cada uno de los seres, en este caso tomados aparte y por separado.