politike

Política, do grego , designa a atividade que organiza e gere uma cidade ( ), geralmente uma coletividade cujos membros forma um corpo, por entente tácita ou explícita, em um destino comum [Notions philosophiques].

Xavier & Cornelli: A cura da cidade

Em sua viagem ficcional às Ilhas dos Bem-aventurados, Luciano de Samósata narra ter encontrado as almas de todos os filósofos do passado, com a exceção de Platão: "somente Platão não estava: segundo as vozes que circulavam por lá, ele estaria morando na cidade que havia inventado para si, onde vivia conforme as leis e a constituição que ele mesmo havia escrito" (Vera historia II, 17).

politeia

gr. politeia = Estado. Se a etimologia remete ao latim status (de stare), o sentido da palavra remete ao grego polis (cidade) e ao latim civitas. A palavra Estado, no entanto só aparece no século XVI em Guichardin e Machiavel. [Notions philosophiques]

politike

A política, do grego politike, designa a atividade que organiza e gere uma cidade (polis), geralmente uma coletividade cujos membros forma um corpo, por entente tácita ou explícita, em um destino comum. [Notions philosophiques]

Cartas de Platão

WIKIPEDIA: Português; Inglês (mais completa)


PREAMBULO

1. Cuando se constituyó de una manera definitiva el Corpus platonicum, quedaron incluidas en él trece cartas, las únicas transmitidas por la tradición manuscrita. Hay otras cinco cartas atribuidas a Platón, si bien proceden de fuentes distintas. Estas cinco, empero, son consideradas abiertamente falsas por la mayoría de los editores.

Górgias

Contraposição entre a retórica e a verdadeira sabedoria, entre o direito da justiça e o da força. Faz ressaltar a sobriedade da dialética contra os excessos da retórica. (Vale mais sofrer a injustiça que cometê-la. Contraste entre o prazer e a virtude. Hedonismo imoral de Polos e Calicles. Utilitarismo socrático. Aparece o mito sobre a imortalidade da alma. Tem uma finalidade prática e moral, apresentando a Retórica como uma arte da mentira, funesta para os indivíduos e o Estado.