Taylor: Diálogo Platônico
Extracted from the MS. Commentary of Proclus on Alcibiades; excepting some occasional elucidations by the translator (Thomas Taylor).
Segundo Sorabji (2005 v3 p.25) destaca-se o esquema de categorias e a questão dos universais e dos particulares, na Lógica. Para Schäfer (2012 p.195-196), no centro das primeiras reflexões gregas sobre a linguagem, especialmente a filosofia da linguagem platônica, está a palavra « logos », que nesse contexto refere-se ao pensamento e à fala humanos e sua relação. Um significado terminológico limítrofe se encontra nas palavras "glossa", "lexis", "phone", "stoma" e "dialektos". [SCHÄFER]
Extracted from the MS. Commentary of Proclus on Alcibiades; excepting some occasional elucidations by the translator (Thomas Taylor).
As Definições atribuídas a Platão são uma coletânea de 185 termos filosóficos dispostos em sucessão, sem ordem explícita, comportando uma ou várias explicações. Como estas definições não estão escritas em prosa literária e como não estão dispostas seguindo um plano preciso, pode-se pensar que a coletânea que nos chegou conheceu flutuações no curso dos séculos. O fato que algumas definições aparecem em certos manuscritos e não em outros dá peso a esta hipótese.
Excertos de tradução espanhola disponível em Cartas
No interior do pensamento pré-socrático, a linguagem se torna um objeto de interesse explícito para os sofistas. Nós os conhecemos através do seu adversário Platão, o que não favorece a compreensão de suas doutrinas. O movimento sofista abarcou assuntos bastante diferentes, de uma atitude geral diante da educação e da retórica até teses metafísicas ultra-relativistas, e especulações de filosofia política sobre a natureza do poder. Além disso, suas teses só foram conservadas sob forma de fragmentos.
Os signos do alfabeto, com a sua imobilidade e imutabilidade, são o que há de mais oposto à mobilidade e à variedade das situações que a vida humana apresenta e que não é possível vazar em nenhuma regra. [Werner Jaeger]
WIKIPEDIA: Português; Inglês (mais completa)
1. Cuando se constituyó de una manera definitiva el Corpus platonicum, quedaron incluidas en él trece cartas, las únicas transmitidas por la tradición manuscrita. Hay otras cinco cartas atribuidas a Platón, si bien proceden de fuentes distintas. Estas cinco, empero, son consideradas abiertamente falsas por la mayoría de los editores.
Sobre as condições do governante.