eudaimonia

gr. eudaimonía: felicidade. A felicidade é o objetivo da sabedoria. O sábio é então eudaímon: feliz. Os pitagóricos, sob a influência da religião órfica, somam ao saber a felicidade pessoal; depois, Sócrates condena a curiosidade objetiva para substituí-la pela preocupação com a interioridade. Os dois autores que estabelecem os grandes sistemas de filosofia, Platão e Aristóteles, são herdeiros das duas correntes e têm em mira a metafísica e a moral, juntas. [Gobry]

Bouillet: Traité 36 (I, 5) - LE BONHEUR S’ACCROÎT-IL AVEC LE TEMPS ?

Ce livre est le complément du précédent. L’auteur y pose et y résout dix questions qui sont destinées à éclaircir quelques-uns des points traités dans le livre IV.

(§ I) Le bonheur ne s’accroît pas avec le temps parce qu’il consiste dans le présent, c’est-à-dire dans la contemplation de l’intelligible, contemplation qui n’admet point la distinction du passé et du futur.

Epicuro: Felicidade e Prazer

Submitted by mccastro on Fri, 26/09/2014 - 10:32

Excertos de Epicuro, Carta a Meneceu, in Diógenes Laércio, Vida dos Filósofos Ilustres, trad. esp. de Felix Corso, vol. II, pp. 538-542.

Devemos estudar os meios de alcançar a felicidade, pois, quando a temos, possuímos tudo e, quando não a temos, fazemos tudo por alcançá-la.

Respeita, portanto, e aplica os princípios que continuadamente te inculquei, convencendo-te de que eles são os elementos necessários para bem viver.

Epicteto: Felicidade e Ataraxia

Submitted by mccastro on Fri, 26/09/2014 - 10:23

Excertos de Epicteto, Manual, trad. do grego de D. Frei António de Sousa, bispo de Viseu, ed. de 1785, pp. 1-151.

Não devemos ter medo nem da pobreza, nem do exílio, nem da prisão, nem da morte. Mas devemos ter medo do medo. Epicteto

Das coisas que há no mundo, umas estão em nossa mão e outras não. Em nossa mão estão a opinião, a suspeita, o apetite, o aborrecimento, o desejo e, numa palavra, todas as obras que são nossas.

Ataraxia

A palavra ataraxia (ausência de problemas) é um hápax nos tratados de Plotino. Pertence ao vocabulário tanto de epicuristas, onde a ataraxia assim como a saúde do corpo são apresentadas como o fim da vida bem-aventurada, quanto de estoicos, por exemplo, Marco Aurélio.


HyperFilosofia
  • [[philo:ataraxia]]

Cármides

Sobre a temperança (sophrosyne). Sócrates foi um bom educador e não um corruptor da juventude. Toma distância do ensinamento socrático impugnando o gnothi seauton e a redução da virtude à ciência. Tenta definir cientificamente a temperança, mas chega a uma conclusão negativa.


Wikipedia: Português; Espanhol; Francês; Inglês (mais completa)