dialektike

gr. dialektikê: dialética. A dialética é o meio, através do diálogo, de conhecer "o que é". Enquanto conhecimento verdadeiro, que se distingue da ignorância como da opinião, ela é sinônimo de filosofia.

symposion

O termo « Banquete » traduz inadequadamente o grego symposion que significa literalmente « bebericação em comum ». O symposion é uma instituição particular aos antigos gregos, que associa convivialidade e cultura. Segue o deipnon, a ceia que constitui a refeição propriamente dita. O vinho faz sua aparição ao final da refeição, sob a forma de uma libação de vinho puro.

logikos

Os filósofos clássicos identificaram a lógica a uma arte de pensar, e nela se faz o conhecimento dos procedimentos necessários que segue o sujeito em sua démarche cognitiva. De maneira mais técnica o primeiro corpo de doutrina lógica totalmente constituído é fornecido pelos Primeiros Analíticos de Aristóteles, onde se encontra formulada a teoria dos silogismos. A lógica é então uma disciplina formal, ela não se preocupa com o conteúdo do raciocínio. [Notions Philosophiques]

Reale: Sócrates e a função da lógica

Durante muito tempo, considerou-se que, com seu método, Sócrates havia descoberto os princípios fundamentais da lógica do Ocidente, ou seja, o conceito, a indução e a técnica do raciocínio. Hoje, entretanto, os estudiosos mostram-se muito mais cautelosos. Sócrates pôs em movimento o processo que levaria à descoberta da lógica, contribuindo de modo determinante para essa descoberta, mas ele próprio não a alcançou de modo reflexo e sistemático.

Reale: O método dialético de Sócrates e sua finalidade

O método e a dialética de Sócrates também estão ligados à sua descoberta da essência do homem como psyché, porque tendem de modo consciente a despojar a alma da ilusão do saber, curando-a dessa maneira a fim de torná-la idônea a receber a verdade. Assim, as finalidades do método socrático são fundamentalmente de natureza ética e educativa e apenas secundária e mediatamente de natureza lógica e gnosiológica. Em suma: dialogar com Sócrates levava a um "exame da alma" e a uma prestação de contas da própria vida, ou seja, a um "exame moral", como bem destacavam seus contemporâneos.

dialegesthai

Do verbo dialegein, ganha uma grande presença nas obras de Platão, especialmente se comparada aos pensadores anteriores. Em seu aspecto lógico, a dialética, que significa a arte da discussão por meio do diálogo (dialegesthai) de pelo menos dois interlocutores, consiste em saber interrogar e responder, fundamentos do diálogo — dialegesthai. Uma vez fixado o objeto da discussão, se examina ordenadamente em seus vários aspectos por meio de perguntas e respostas, resolvendo as dificuldades e avançando até chegar a uma conclusão.