aporia

O termo deriva de poros (passagem) que deu a-poros (passagem difícil).

Cartas de Platão

WIKIPEDIA: Português; Inglês (mais completa)


PREAMBULO

1. Cuando se constituyó de una manera definitiva el Corpus platonicum, quedaron incluidas en él trece cartas, las únicas transmitidas por la tradición manuscrita. Hay otras cinco cartas atribuidas a Platón, si bien proceden de fuentes distintas. Estas cinco, empero, son consideradas abiertamente falsas por la mayoría de los editores.

aporia

Vocabulário da Filosofia

O termo aporia contrário a euporia (dubitatio em latim), significa falta de saída, penúria, embaraço, impasse. Nos diálogos de Platão, aporia designa a percepção de uma falta, a problemática de conteúdos de um fato filosófico ou a incapacidade de obter alguma coisa. Em Platão a aporia encontra-se em estreita ligação dom o procedimento do elenchos, cujo «resultado» descreve a aporia. (Schäfer)

BQT 198a-212c: A palavra passa à Filosofia. Sócrates e Diotima

Depois que falou Agatão, continuou Aristodemo, todos os presentes aplaudiram, por ter o jovem falado à altura do seu talento e da dignidade do deus. Sócrates então olhou para Erixímaco e lhe disse: — Porventura, ó filho de Acúmeno, parece-te que não tem nada de temível o temor que de há muito sinto, e que não foi profético o que há pouco eu dizia, que Agatão falaria maravilhosamente, enquanto que eu me havia de embaraçar?

— Em parte — respondeu-lhe Erixímaco — parece-me profético o que disseste, que Agatão falaria bem; mas quanto a te embaraçares, não creio.