aion

gr. aiôn: eão, período de vida, eternidade. Período de vida, época, éon. aeí, eternamente. Empregado frequentemente como adjetivo. Esses termos representam duração ilimitada à frente e atrás: o ser eterno não tem começo e nunca terminará. aídios: perpétuo, perduração no tempo ( kata chronon) que difere de eterno (aionios) por ser submetido ao tempo, à corrupção ( ).

Mattéi: O Mito das Raças em Hesíodo

O mito das raças segue o mito de Pandora no início de Dos Trabalhos de dos Dias (v. 109-201) encadeando cinco episódios aparentemente articulados de maneira clara e coerente. No tempo de Kronos, os Imortais do Olímpio criaram uma primeira raça de homens mortais em ouro que viviam como deuses, desnudados de toda preocupação, pois não conheciam a velhice; a morte os levava docemente em seu sono. A terra produzia então colheitas generosas, sem esforço, e cada um vivia na paz entre numerosos bens.

Tratado 36 (I, 5) - Se a felicidade cresce com o tempo

O tratado mantendo a mesma concepção de felicidade do tratado anterior (Eneada-I-4), complementa-o. A questão relevante agora é uma questão ética antiga: o tempo faz crescer a felicidade? Na época de Plotino, esta dificuldade opõe desde séculos os aristotélicos aos estoicos e aos epicuristas. Aristóteles associa com efeito felicidade e temporalidade, posto que admite que um homem só é feliz se sua felicidade se prolonga: o "bem-aventurado" é aquele cuja felicidade persiste até a morte (Ética a Nicômaco I,11).