Brisson

Luc Brisson (1946) é um notável filósofo francês, especialista na tradição filosófica antiga, especialmente de origem grega.

WIKIPEDIA

OBRA NA INTERNET: LIBRARY GENESIS

REFERÊNCIAS NO SITE:

Platonismo Latino

Extrato de Brisson, Luc (1998), “La Platonisme”, in Monique Canto-Sperber (dir.), Philosophie grecque. PUF, Paris.

Uma história da filosofia na Antiguidade não pode dispensar de fazer uma menção particular à tradição latina, e isso por duas razões.

Brisson: zoon

Um ser vivo é um corpo animado. É a presença de uma alma em um corpo que define o vivo. Todas as coisas sensíveis dotadas de uma alma e de um corpo são portanto viventes, desde os vegetais até o mundo em seu conjunto.

Funções da Alma

Como causa do movimento e sujeito do conhecimento, a alma exerce um certo número de funções. Do momento que ela está encarnada a alma deve com efeito animar o corpo ao qual está ligada: ela deve movê-lo e conhecê-lo, quer dizer governá-lo. (Luc Brisson)

Experiência

Submitted by mccastro on Tue, 01/05/2012 - 14:48

A percepção sensível ou sensação ( gr. aisthesis: percepção, sensação, experiência, percepção dos sentidos. A percepção sensível ou sensação (aisthesis) apresenta um duplo aspecto, pois ela estabelece uma relação entre um sujeito, que é um vivente provido de um corpo e de uma alma, e um objeto que se encontra no exterior dele.

kyklos

gr. gr. kyklos = círculo. O corpo é um conjunto complexo de elementos cuja configuração e os diferentes movimentos não são circulares. Ao contrário, a alma que é perfeita só cumpre o movimento circular, aquele que é sempre idêntico a si.