thymos

thymós: espírito, animus ver noûs, psyche, kardia. [Termos Filosóficos Gregos, F. E. Peters]


gr. thymós: espírito, animus; ver noûs, psyche, kardia. gr. epithymía: desejo, ardor. Thymos significava originalmente o lugar individual da emoção, o coração, o desejo. A tradução frequente por alma não lhe dá todas as nuances. No Timeu, Platão fala de subespécies da espécie mortal da alma humana: thymos e epithymia. O thymos recolhe a esperança e a coragem, enquanto a epithymia é propriamente o desejo sexual e o desejo de alimentar-se.
A expressão "elemento irascível" (thymoeides) certamente cobre toda uma gama de estados emocionais, da pura raiva, por um lado, aos sentimentos de coragem nobre, auto-respeito e auto-defesa, por outro. É a exploração que Platão faz destes significados diferentes que dá a sua discussão do termo irascível qualquer plausibilidade que ele tenha. Em seu relato sobre Leontio, por exemplo, é o "irascível" como equivalente à raiva que é enfatizado (República 439E6ss.), mas, em outros casos, o "irascível" como auto-afirmação e auto defesa é sublinhado, de acordo com a analogia política (thymos tem basicamente dois sentidos, um indistinguível do epithymetikon, o outro do logistikon). [T.M. Robinson, A Psicologia de Platão]
Ao thymoiedes (um aspecto da alma) interessa uma variedade de coisas individuais nas quais ele adquire prazer, processo no qual ele as avalia segundo seu ergon (trabalho), sua "virtude". Além disso, diferentemente do epithymetikon, é uma parte da alma pela qual o homem, também se referindo a si mesmo, pronuncia um julgamento valorativo sobre o que ele próprio é em comparação com os outros, ou sobre o que a ele e aos outros compete ou não compete, de modo que ele aspire a produzir e conservar o primeiro e eliminar o segundo (Rep. 429c). Por causa do thymoeides, o homem é "corajoso" e "irascível", mas também desenvolve um prazer com a superioridade, a honra e a reputação, motivo pelo qual essa parte da alma é chamada "amante da vitória" (philonikon) ou "amante da honra" (philotimon) (Rep. 581a-d). (Schäfer)

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer