Coomaraswamy: Duas Mentes
A doutrina tradicional das "duas mentes" ou dois aspectos da mente trata do que existe no ato e o que existe na ação. Combinando a Metafísica de Aristóteles (XII. 7.8, 1072b, 20s. e XII.
gr. noêsis: intelecção da verdade, com direta evidência produtora de saber (Schäfer).
A doutrina tradicional das "duas mentes" ou dois aspectos da mente trata do que existe no ato e o que existe na ação. Combinando a Metafísica de Aristóteles (XII. 7.8, 1072b, 20s. e XII.
Philebus ou Filebo
Sobre o prazer e o bem. Filebo vive uma vida de extremo hedonismo, desprovida de razão e pensar, que não sustenta qualquer conversa sobre ela e não se submete à reflexão. Tanto que no meio do diálogo Filebo se cala.
Os princípios da ética (como viver melhor) se conectam com princípios de metafísica e lógica exercendo demandas lógicas sob um apelo ético.
Por consequência, continuou, ao vires um homem revoltar-se no instante de morrer, não será isso prova suficiente de que não trata de um amante da sabedoria, porém amante do corpo? Um indivíduo nessas condições, também será, possivelmente, amante do dinheiro ou da fama, se não o for de ambos ao mesmo tempo.
É exatamente como dizes, respondeu.
E a virtude denominada coragem, Símias, prosseguiu, não assenta maravilhosamente bem nos indivíduos com essa disposição?
Sem dúvida, respondeu.
E com relação ao seguinte, Símias: afirmaremos ou não que o justo [dike] em si mesmo seja alguma coisa?
Afirmaremos, sem dúvida, por Zeus.
E também o belo [kalon] em si e o bem [agathon]?
Também.
E algum dia já percebeste [aisthesis] com os olhos qualquer deles?
Nunca, respondeu.
E como referência à aquisição do conhecimento [phronesis]? O corpo [soma] constitui ou não constitui obstáculo, quando chamado para participar da pesquisa? O que digo é o seguinte: a vista [opsis] e o ouvido [akon] asseguram aos homens alguma verdade? Ou será certo o que os poetas [poietai] não se cansam de afirmar, que nada vemos nem ouvimos com exatidão? Ora, se esses dois sentidos corpóreos não são nem exatos nem de confiança, que diremos dos demais, em tudo inferiores aos primeiros? Não pensas desse modo?
Perfeitamente, respondeu.