História

Alcibiades

Socrates, we are told by Plutarch, had discovered in the countenance of Alcibiades, then in his puerile age, the signs of an ingenuous and noble disposition. Having thence conceived expectations of the boy's becoming an extraordinary man, he had from that time, as we are told in this dialogue, been a constant observer of all his motions, sayings and actions. When Alcibiades was grown up to his full stature, he was followed and surrounded, wherever he went, by such as admired the handsomeness of his person.

Antipositivismo

Submitted by mccastro on Wed, 06/06/2012 - 16:05

Respondendo a interlocutor que o interpela sobre seu "remar contra a correnteza" em termos de "História da Filosofia", Eudoro de Sousa afirma seu:

Origem

Submitted by mccastro on Tue, 05/06/2012 - 11:54

O «originado» pode considerar-se sincrônica ou diacronicamente: mas a «origem» do originado, só ucronicamente. A origem preside tanto ao início, quanto ao meio e ao término do originado que nos apareça via processionis. Quer dizer, a origem e o originado não podem situar-se no mesmo plano ou nível de realidade. Onde está a origem de uma linha traçada neste quadro? Traçada horizontalmente da esquerda para a direita, no primeiro ponto à esquerda? Ou no movimento do braço que a traçou?

Vieillard-Baron: O lugar de Platão na História da Filosofia segundo Hegel

Hegel presenta largamente a la filosofía griega, habiendo leído los fragmentos pre-socráticos con una atención inusual para la época. Su colega, y enemigo, de la universidad de Berlin, Schleiermacher, había reunido todos los fragmentos compilando los historiógrafos antiguos, pero no publicó este largo trabajo que sus sucesores Diels y Kranz utilizaron y publicaron en una edición de referencia.

Leis IV

Estrutura dada por Léon Robin à versão francesa da obra completa de Platão: PLATON : OEUVRES COMPLÈTES, TOME 2

I. Requisitório contra o mar, principal causa, na paz como na guerra, da corrupção social política

II. Condições requeridas pela fundação de um Estado novo
1. Seu povoamento
2. O bom tirano, único capaz de conseguir tal estabelecimento
As chances de uma boa legislação diminuem com o número crescente daqueles que fazem a lei: hierarquia das formas de governo

Leis III

Estrutura dada por Léon Robin à versão francesa da obra completa de Platão: PLATON : OEUVRES COMPLÈTES, TOME 2

Origem e vicissitudes das sociedades políticas

I. A pré-história.
1. Grandes mudanças das condições de existência (dilúvios, etc)
A condição material e moral dos homens que sobreviveram, comparada em nossa condição presente
2. Origens da legislação; os primeiros grupos sociais
Origem do governo em uma sociedade política

Primórdios da Religião Grega

Se a religião grega, considerada em si mesma, ou recolocada em sua ambiência mediterrânea, tem uma história, essa parece situar-se entre uma Fulgurância que desvela o mundo, todo ele, ou o que ele contém de mais valioso, como proveniente e resultante de um deicídio primordial, cuja projeção antropológica se encontraria no regime de vida dos primitivos agricultores de tuberosas (depois, ou simultaneamente, nos de cereais), e outra que revelaria a existência de um mundo que, fenomenologicamente examinado, decerto não é o mesmo, pois, começando pela proposição de um «Senhor dos Animais», com o