Cartas de Platão

Algumas com autoria contestada, mas destaque especial para a Carta VII, uma das duas consideradas de Platão mesmo. A coleção de 13 cartas já era conhecida desde o início de nosso era.

agnostos

ágnôstos: desconhecido, não cognoscível

1. Devido à transcendência de Deus surgem alguns problemas acerca da possibilidade de este ser um objeto de conhecimento. Um agnosticismo simples é defendido por Protágoras (Diels, frg. 80B 4) onde a questão se subdivide em duas: a de saber se os deuses existem e a de qual é a sua natureza; o problema da agnosia trata, mais propriamente, do último aspecto (sobre a questão da sua existência, cf. theos).

Cartas de Platão

WIKIPEDIA: Português; Inglês (mais completa)


PREAMBULO

1. Cuando se constituyó de una manera definitiva el Corpus platonicum, quedaron incluidas en él trece cartas, las únicas transmitidas por la tradición manuscrita. Hay otras cinco cartas atribuidas a Platón, si bien proceden de fuentes distintas. Estas cinco, empero, son consideradas abiertamente falsas por la mayoría de los editores.

ainitettai

gr. ainítettai = falar por enigmas; implica na vontade que o verdadeiro sentido não seja apreendido senão por iniciados, diferentemente de uma simples metáfora que ilustra uma significação. [Brisson]