plethos

: pluralidade, múltiplo. Segundo Aristóteles (Meta. 1020a) uma pluralidade é aquilo que é potencialmente divisível em partes descontínuas (me syneches). Assim, uma definição possível de número ( ) é «um plethos com limite» ( ) (loc. cit.). Esta quantidade ( ) discreta e numerável que é o plethos contrasta assim com a quantidade contínua e mensurável que é magnitude ( ).

plethos

plethos: pluralidade

Segundo Aristóteles (Metafísica 1020a) uma pluralidade é aquilo que é potencialmente divisível em partes descontínuas (me syneches). Assim, uma definição possível de número (arithmos) é «um plethos com limite» (peras) (loc. cit.). Esta quantidade (poson) discreta e numerável que é o plethos contrasta assim com a quantidade contínua e mensurável que é magnitude (megethos).

Aubry: Comentário à Enéada I-1-1a6

O primeiro parágrafo do Tratado-53 tem algo de confuso: se ele anuncia o plano do tratado, é sob a forma, enganosa, de uma investigação sobre as faculdades [dynamis]; Plotino passa em revista, segundo uma ordem que se reconhece hierárquica, uma multiplicidade de estados e de operações para perguntar qual é o sujeito [hypokeimenon]. Ora esta investigação não chaga à determinação de um único sujeito de atribuição.