methexis

gr. méthexis: participação. A participação ( ) se apresenta como uma consequência natural da hipótese da existência de formas inteligíveis, que atuam quanto às coisas sensíveis, que disto são portanto de uma certa maneira as imagens, o papel de causa e de "modelo".

Bouillet: Traité 9 (VI, 9) - DU BIEN ET DE L'UN

(I-II) C'est par leur unité que les êtres sont ce que comporte leur essence. Ils participent plus ou moins de l'unité selon qu'ils participent plus ou moins de l'être. Ainsi l'âme possède un plus haut degré d'unité que le corps; cependant elle n'est pas l'Un absolu, parce que l'unité de son être renferme une pluralité d'éléments. L'Être universel et l'Intelligence ne sont pas non plus l'Un absolu pour la même raison.

Traço

Que as criaturas contêm um «traço» (ichnos) do Uno pode ser lido no Tratado-32 (Eneada-V, 5, 10); todos participam a ele, sem no entanto possuí-lo, nem ser semelhantes a ele. Enquanto Bem ele é «o poder que é causa da vida sábia e inteligente, de onde decorrem a vida e a Inteligência», ele é o princípio da substância e do ser – sem ser ele mesmo substância e ser – ; tudo vem dele. Ele é a causa do primeiro movimento, sem se mover ele mesmo, e do repouso, do qual não tem necessidade para ele mesmo.