chora

gr. chôra: terra, área, espaço, lugar, receptáculo do devir (Timeu). Princípio sem origem epistêmica. Princípio de pura diferenciação que só faz constituir as condições de possibilidades de uma oposição entre o mundo sensível e o mundo inteligível. Heidegger reporta este princípio diferencial da a diferença ontológica entre o ser e o ente. A chora não é um regenerador de energia, mas o lugar de uma transmissão de energia.

Bouillet: Traité 29 (IV, 5) - QUESTIONS SUR L'ÂME, III

(I-II) La perception de l’étendue tangible suppose contact entre le corps et l’objet extérieur. En est-il de même pour la vue et pour l’ouïe ? Y a-t-il un milieu entre l’œil et l’objet visible, entre l’oreille et l’objet sonore ?

S’il y a un milieu entre l’œil et l’objet visible, ce milieu n’est pas affecté, ou l’affection qu’il éprouve n’a aucune analogie avec la sensation de la couleur. En tout cas, celle-ci est plus nette quand il n’y a pas de milieu interposé : car, s’il est obscur, il fait obstacle à la vision ; s’il est transparent, il se borne à ne pas nuire.

Platão: Mitos do Cosmo

(Excertos de Jean Brun, "Platão")

1. A construção do mundo. — É a este tema que é dedicado o Timeu, que Brunschvigc chama um «romance físico». Neste diálogo surgem muitos temas pitagóricos, a ponto de, desde a Antiguidade, correr uma lenda, relatada por Diógenes Laércio, segundo a qual Platão teria aproveitado uma viagem ao Egito para comprar a preço de ouro escritos secretos de Pitágoras e do seu discípulo Filolau, que teria depois plagiado no Timeu.

synecheia

synécheia: continuidade

Para a continuidade dos corpos físicos e para o problema do continuum, ver megethos; para a continuidade do mundo físico, sympatheia 3; para a do mundo espiritual, trias, 4. [Termos Filosóficos Gregos, F. E. Peters]

hypodoche

hypodochê ou hypodechoménê: receptáculo Segundo Platão é neste receptáculo que se verifica a genesis, embora o próprio receptáculo seja sempre o mesmo, Timeu 50b-51b. É também chamado chora (área), ibid. 52a, e é-lhe concedida uma quase-existência (pos on), ibid. 52c (para os aspectos ontológicos disto ver on e genesis). Aristóteles identifica o «receptáculo» de Platão com a matéria (hyle), Physica IV, 209b.

Tratado 29 (IV, 5) - Sobre as dificuldades relativas à alma (3)

Plotin Traités 27-29. Dir. Trad. Luc Brisson e Jean-François Pradeau. GF-Flammarion, 2005


VIDE Tratado-27 para compreender este tratado que compõe juntamente com o Tratado-28 um estudo sobre a alma.
A seguir versões em inglês, francês e espanhol do tratado. Para uma apresentação mais detalhada do tratado, por parágrafo ou capítulo, com comentários visite Eneada-IV-5.