Médio Platonismo

O médio-platonismo será marcado por um retorno ao dogmatismo com Antiochus de Ascalon (cerca de 130 aC-68 aC) e Posidônio de Apameia (135 aC - 51 aC) que tentaram harmonizar as filosofias de Platão, de Aristóteles e aquela dos estoicos. [Notions Philosophiques]

Diálogos suspeitos e apócrifos

Segundo Brisson existem cerca de dezesseis textos ou conjuntos de textos que ao longo do tempo foram atribuídos a Platão. Por que traduzir e comentar estes textos? Poque eles constituem uma testemunha inestimável sobra a história da tradição platônica, notadamente no quadro da Antiga Academia (268-68 aC) que a segue, períodos essenciais para a história do platonismo, mas sobre as quais dispõe-se de poucas informações.

Apresentação

O propósito deste site é dar a conhecer, com ênfase no legado de Plotino, o pensamento de Platão e de sua tradição, que ganhou forma e se prolongou pelo Médio Platonismo e o Neoplatonismo, atravessando a Idade Média e o Renascimento, e se manifestando em movimentos modernos como os Platonistas de Cambridge. Conforme se pode notar pelo menu de navegação principal, à esquerda, não nos limitamos a apresentar a obra e o pensamento de Platão e de seus seguidores até nossos dias.