Apresentação

O propósito deste site é dar a conhecer, com ênfase no legado de Plotino, o pensamento de Platão e de sua tradição, que ganhou forma e se prolongou pelo Médio Platonismo e o Neoplatonismo, atravessando a Idade Média e o Renascimento, e se manifestando em movimentos modernos como os Platonistas de Cambridge.

Conforme se pode notar pelo menu de navegação principal, à esquerda, não nos limitamos a apresentar a obra e o pensamento de Platão e de seus seguidores até nossos dias. A referência aos antecessores de Platão, em especial Sócrates, mas também os chamados "pré-socráticos" se fez necessário. Apesar desta vasta abrangência ainda falta muito, como. por exemplo, desenvolver todo o ramo de pensamento iniciado por Aristóteles.

O site é um "work in progress" e está em permanente atualização, não só reunindo os escritos encontrados na Internet, em traduções em inglês, francês, espanhol e português, mas procurando também enriquecer este material com comentários e glossários, que ajudem à compreensão desta tradição filosófica que tanto marca a civilização ocidental.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer