Plotino

Plotino (205-270): Uma vida de filósofo
Excertos da tradução das Enéadas dirigida por Luc Brisson

Sabemos algo da vida de Plotino através da obra de Porfírio (234-305) redigida trinta anos após a morte de seu mestre: "Sobre a vida de Plotino e sobre a ordem de seus tratados".

Plotino teria nascido em 205 dC, segundo data estabelecida pelo testemunho de seu médico Eustochius, que foi o único discípulo ao seu lado quando de sua morte. Segundo outras testemunhas Plotino seria originário de "Lico", no Egito; provavelmente Lycopolis, no alto Egito (atualmente Assiout). Entretanto Plotino não era egípcio, seu nome é latino e sua cultura grega. Ao que parece sua família era rica e culta, tendo recebido uma educação completa, iniciando sua busca aos vinte e sete anos, dirigido por um mestre de filosofia, Ammonius Saccas, que seguiu durante dez anos.

Em 243, Plotino deixou Alexandria e a escola de Ammonius para seguir o imperador em campanha contra os persas, segundo Porfírio para experimentar a filosofia prática dos persas assim como conhecer a filosofia da Índia. Desta empreitada, seguiu para Roma, abrindo escola filosófica em 246. Depois de dez anos, começou então a redigir seus tratados aos quarenta nove anos de idade.

WIKIPEDIA: Português; Espanhol; Francês; Inglês

NOSSAS PÁGINAS: SOPHIA PERENNIS; FILOSOFIA


Traduções de Plotinus em inglês (venda Amazon)

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer