Platão

O que se tem hoje em dia disponível na Internet sobre Platão é imenso, aqui seguem apenas algumas referências por onde começar. De qualquer modo, não deixem de visitar nossa tentativa (em construção) de montar um léxico de termos e expressões retirados da tradução inglesa de Benjamin Jowett de toda obra de Platão, com seu contexto de significado e a devida referência bibliográfica.

WIKIPEDIA: Português; Espanhol; Francês; Inglês


Escritos, traduções e estudos

Livros Audio


De acordo com Bernard Suzanne, do site "PLATON ET SES DIALOGUES", Platão é provavelmente um dos maiores filósofos de todos os tempos, senão o maior. Sendo um dos primeiros filósofos, pelo menos na tradição filosófica ocidental que nasce na Grécia algumas centenas de anos antes de Jesus Cristo, e sendo, pelo menos, o primeiro cujas obras completas nos foram conservadas. Mas se temos muitas das obras atribuídas a Platão, pois algumas ainda são contestadas esta autoria, pouco dispomos sobre sua biografia. Devido a isto, várias teorias concorrentes foram propostas pelos especialistas de diversas épocas no que concerne a interpretação dos diálogos e sua cronologia na medida que se crê que esta influi sobre esta interpretação.

Para Suzanne, Platão escreveu seus diálogos, e não tratados de filosofia, e além do mais diálogos nos quais nunca é um personagem, porque seu objetivo não era dizer aos leitores o que ele pensava, quais eram as respostas que tinha dado às questões mais fundamentais sobre o que significa "ser um homem", mas de ensinar a pensar, cada leitor por si mesmo, em busca de sua própria resposta.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer